quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Modelo de Cor



O píxel  é a unidade elementar de brilho e de cor que constitui uma imagem digital.
Quantos mais pixéis existirem melhor é a resolução e qualidade da imagem.

O tamanho de uma imagem no monitor depende das dimensões em pixel da imagem e também do tamanho e resolução do monitor.

Imagem 1: Pixel

A resolução de uma imagem é medida em DPI (Dots Per Inch),  unidade de medida na impressão para descrever a resolução geométrica de uma imagem, que corresponde ao número total de pixéis verticais e horizontais existentes na imagem. De forma geral, quanto maior é a resolução de uma imagem digital, melhor é a sua qualidade, sendo também maior a dimensão do ficheiro.



Imagem 2: Fotografia com diferentes resoluções

              A profundidade de bits é o que quantifica as cores que estão disponíveis na paleta de cores de uma imagem em termos de bits, que são utilizados para especificar cada cor. Isso não significa que uma imagem  utiliza todas essas cores, mas sim que pode especificar essas cores usando esse nível de precisão. Imagens com profundidades de bit maiores podem representar mais tons ou cores já que há mais combinações de 0's e 1's disponíveis para representá-las.



 Imagem 3: Profundidade de cor




Modelo RGB


    RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue), (sistema aditivo).  

  O objetivo  principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, scanners,  câmaras digitais, assim como na fotografia tradicional.

  O modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática, de Young-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell.







 Modelo CMYK


      CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).


O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é utilizado por impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível.


É um sistema subtrativo de cores porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objeto.
 







Modelo HSV



     HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). O HSV também é conhecido como HSB (hue, saturation e brightness - matiz, saturação e brilho, respetivamente). Este sistema de cores define o espaço de cor utilizando três parâmetros:
  • Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus.

  • Saturação: Também chamado de "pureza" indica a maior ou menor intensidade da tonalidade. Quanto menor esse valor, mais tom de cinza aparecerá na imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%.

  • Valor (brilho): Define o brilho ou a luminosidade de uma cor, isto é se uma cor é mais escura ou mais clara. Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. 
   A tonalidade e a saturação são elementos de crominância pois fornecem informação relativa á cor.
  A luminosidade (luz refletida) e o brilho ( luz emitida) são elementos da luminância pois fornecem informação sobre a perceção destes dois elementos.
Este sistema foi inventado em 1974, por Alvy Ray Smith. É caracterizada por ser uma transformação não-linear do sistema de cores RGB.







Modelo YUV


     O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V = red - Y).


    Este modelo permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância.


   O modelo YUV é adequado às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados. O modelo YUV é também adequado para sinais de vídeo.





Fontes de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/HSV
 http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK
 http://pt.wikipedia.org/wiki/RGB
http://www.ff.up.pt/designportodos/?subMn=34
http://escolasaopedro.pt/moodle/file.php/41/Multimedia/IMAGEM/UtilizacaoSistema_Multimedia_Imagem.pdf    (10/11/2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário