O píxel é a unidade elementar de brilho e de cor que constitui uma imagem digital.
Quantos mais pixéis existirem melhor é a resolução e qualidade da imagem.
O tamanho de uma imagem no monitor depende das dimensões em pixel da imagem e também do tamanho e resolução do monitor.
Imagem 1: Pixel
A resolução de uma imagem é medida em DPI (Dots Per Inch), unidade de medida na impressão para descrever a resolução geométrica de uma imagem, que corresponde ao número total de pixéis verticais e horizontais existentes na imagem. De forma geral, quanto maior é a resolução de uma imagem digital, melhor é a sua qualidade, sendo também maior a dimensão do ficheiro.
Imagem 2: Fotografia com diferentes resoluções
Imagem 3: Profundidade de cor
Modelo RGB
RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue), (sistema aditivo).
O objetivo principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, scanners, câmaras digitais, assim como na fotografia tradicional.
O modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática, de Young-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell.
Modelo CMYK
CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).
O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é utilizado por impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível.
É um sistema subtrativo de cores porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objeto.
Modelo HSV
HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). O HSV também é conhecido como HSB (hue, saturation e brightness - matiz, saturação e brilho, respetivamente). Este sistema de cores define o espaço de cor utilizando três parâmetros:
- Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus.
- Saturação: Também chamado de "pureza" indica a maior ou menor intensidade da tonalidade. Quanto menor esse valor, mais tom de cinza aparecerá na imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%.
- Valor (brilho): Define o brilho ou a luminosidade de uma cor, isto é se uma cor é mais escura ou mais clara. Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%.
A luminosidade (luz refletida) e o brilho ( luz emitida) são elementos da luminância pois fornecem informação sobre a perceção destes dois elementos.
Modelo YUV
O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V = red - Y).
Este modelo permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância.
O modelo YUV é adequado às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados. O modelo YUV é também adequado para sinais de vídeo.
Fontes de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/HSV
http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK
http://pt.wikipedia.org/wiki/RGB
http://www.ff.up.pt/designportodos/?subMn=34
http://escolasaopedro.pt/moodle/file.php/41/Multimedia/IMAGEM/UtilizacaoSistema_Multimedia_Imagem.pdf (10/11/2014)
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